Ajuda Humanitária: programa da PM capacita efetivo para atuar em desastres naturais‏

24-07-2012 01:39

 

Proteger as pessoas é um conceito que norteia a missão desempenhada pela Polícia Militar em sua atividade diuturna em todos os municípios catarinenses. Garantir essa missão durante catástrofes climáticas, como enchentes, vendavais, deslizamentos de terra ou em outros fenômenos naturais exige, portanto, condições materiais e humanas especiais.

Nesse sentido foi criado o programa de Ajuda Humanitária da Polícia Militar, fruto de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através da Corporação, e a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

De acordo com o coordenador do programa, tenente-coronel Adelar Pereira Duarte, o convênio prevê investimentos para compra de equipamentos bem como treinamento dos policiais militares. “A capacitação habilita o policial para missões de preservação e manutenção da ordem pública em ambientes colapsados”, disse o oficial. A grade curricular prevê aulas sobre gestão de desastres, organização de força-tarefa, e assistência humanitária internacional, dentre outras .

Nesta quinta-feira (26), acontece a formatura de 43 policiais militares. Outros 170 já estão habilitados e outros 230 serão formados em agosto, totalizando cerca de 500 policiais capacitados até o final do ano.

“Este efetivo integrará o Batalhão de Ajuda Humanitária, uma unidade que será ativada diante da ocorrência de desastres naturais utilizando integrantes de unidades especializadas, permanecendo mobilizado até que a região afetada retome a normalidade”, disse o comandante-geral, coronel Nazareno Marcineiro.

O evento desta quinta-feira acontece às 17 horas, no Centro de Ensino da Polícia Militar, e contará com presença da mãe do tenista Gustavo Kuerten, Alice Kuerten,  madrinha do Batalhão de Ajuda Humanitária.

(Major Alessandro Marques – 48 8843 3122 | Informações adicionais: tenente-coronel Adelar Pereira Duarte – (48) 8843 4094)

Claudete Lehmkuhl
Tenente-Coronel PM Chefe
Centro de Comunicação Social