Bombinhas inaugura central de videomonitoramento com uso compartilhado de tablets

22-08-2012 11:51

Um sistema inovador de videomonitoramento aliado com o uso de tablets está sendo instalado e testado em Bombinhas. A nova tecnologia permite que as guarnições, com o uso do tablet, tenham acesso de dentro das viaturas às imagens das 15 câmeras de segurança espalhadas pela cidade, bem como ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que dá informações sobre veículos e pessoas. A tecnologia está sendo testada com o uso da internet sem-fio, disponibilizada pela prefeitura do município.

A prefeitura de Bombinhas criou a cidade digital, uma iniciativa que propõe a distribuição da internet sem-fio em diversos pontos da cidade gratuitamente para a população. Este sistema possibilita que os policiais militares tenham acesso à internet em uma distância de até 140 metros. Dentre as redes disponibilizadas, haverá uma de uso exclusivo para a Segurança Pública.

A instalação do sistema de videomonitoramento faz parte do projeto Bem-te-vi – Segurança por videomonitoramento, que prevê investimentos de R$ 9 milhões para instalação dos novos equipamentos e reestruturação das centrais de monitoramento. Até o final do ano a previsão é de que 53 cidades tenham o sistema funcionando com a instalação de 1,1 mil câmeras de vigilância em todo o Estado. Segundo o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, graças a este sistema de videomonitoramento que está sendo instalado, notou-se pelas estatísticas uma redução criminal em áreas monitoradas.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, o sistema implantado em Bombinhas proporciona aos policiais que atuam no município uma considerável ampliação na capacidade de vigilância e observação. “Enquanto está fazendo o monitoramento ostensivo em uma determinada região, o policial militar pode observar vários locais ao mesmo tempo com o uso do tablet, e verificar a legalidade de veículos e pessoas em tempo real pela internet”, disse o comandante.

O atendimento passará a ser maximizado, pois não haverá a necessidade da guarnição ligar a Central Regional de Emergências (CRE), podendo obter as informações diretamente em suas mãos.

O comandante da companhia de Bombinhas, capitão Éder Jaciel de Souza Oliveira explica que o uso da tecnologia dos tablets, aliada ao videomonitoramento contribui para evitar as ocorrências e coibir a fuga para fora do município. “Os testes que estão sendo feitos estão gerando bons resultados, pois já conseguimos interceptar a fuga de veículos, bem como impedir roubos com o uso dos tablets e das câmeras de videomonitoramento”, complementa o capitão.

Segundo o comandante-geral da PMSC, a previsão é que essa tecnologia seja utilizada em todo o Estado após o projeto piloto em Bombinhas e que onde não seja possível o uso da internet sem fio seja utilizada a internet 3G.

Central de Comunicação Social (CCS)

Soldado Analu Koniuchowicz – Jornalista responsável