PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA - SETEMBRO/OUTUBRO/NOVEMBRO 2011

18-09-2011 12:49


Primavera típica em SC, com temperatura mais baixa no início da estação!

 

Início da primavera: 23/09 às 06h e 04min.

A previsão para o trimestre SET/OUT/NOV de 2011 é de chuva próxima da média climatológica em Santa Catarina. Em setembro, o padrão atmosférico deve ser muito parecido com o observado no mês de agosto, com chuvas frequentes no Estado e de forma geral bem distribuídas.

Em setembro e outubro, inicia a época das chuvas de primavera, resultando em totais mensais de precipitação mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com totais acumulados de 210 a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180mm, em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, com deslocamento rápido pelo Estado, e pela influência de sistemas de baixa pressão, iniciando, na segunda quinzena de novembro, o processo convectivo. A primavera é marcada também por temporais com granizo. Vale salientar que, episódios de chuva intensa, em curto espaço de tempo, devem continuar ocorrendo, resultando em totais de chuva superiores a média climática mensal, em alguns municípios ou regiões.

Em períodos sem chuva, o solo fica mais seco e, este fator aliado à baixa umidade do ar, favorece a ocorrência de focos de incêndio.

A previsão é de temperaturas próxima à média climatológica, em todas as regiões, no trimestre SET/OUT/NOV.

Os indicativos é de que as baixas temperaturas registradas na madrugada com formação de geada, características do inverno, se estendam até setembro e início de outubro, devido a influência de massas de ar frio e seco. A partir da segunda quinzena de Outubro a temperatura tende a se elevar.

Fonte: Ciram