Justiça Eleitoral intensifica ações de informação ao eleitor‏

03-10-2012 16:40
03.10.2012 Depois do lançamento do "Tira-Dúvidas" e do "Guia do Eleitor", está em funcionamento, desde a última quinta-feira (27), a Central de Atendimento ao Eleitor que, por meio do telefone 0800-6480148, irá sanar as dúvidas dos eleitores a respeito das Eleições 2012.

Gratuito para todo o estado, o serviço visa solucionar demandas como: a verificação do local de votação; o número do título eleitoral; de que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; dentre outras.

Segundo a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Márcia Mendonça Ruhland, no entanto, é importante lembrar que todas as informações disponíveis na Central podem ser esclarecidas diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. "Por esta razão, solicitamos que quem possui acesso à internet, procure as informações no site do Tribunal, deixando a central telefônica disponível para aqueles que não a possuem", enfatizou.

Tira-Dúvidas

Criado inicialmente com o objetivo de sanar as dúvidas dos próprios servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral relacionadas aos trabalhos de votação, o "Tira-Dúvidas", produzido pela Coordenadoria de Gestão da Informação com o apoio da Corregedoria Regional Eleitoral e da Coordenadoria de Eleições, teve sua tiragem ampliada para atender também o eleitor.

Segundo Edmar Sá, da Seção de Publicações Técnico-Eleitorais, neste ano foram impressos 10 mil exemplares da publicação, que responde, de maneira didática e atual, aos principais questionamentos com relação às Eleições 2012.

Disponível para visualização na internet há cerca de um mês, o material foi impresso no formato de uma cartilha de bolso e distribuído para todos os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral de Santa Catarina e já está nos cartórios à disposição da população.

Guia do Eleitor

Em sua segunda edição, o "Guia do Eleitor" foi mais uma vez disponibilizado com o propósito de difundir conceitos e informações relacionados ao exercício da cidadania.

Revista e ampliada, a versão 2012 do guia contou com uma tiragem de 30 mil exemplares, estimulada pelo excelente aproveitamento que teve a edição anterior, lançada em julho de 2010, às vésperas do pleito.

Neste ano, a distribuição do guia está ocorrendo prioritariamente nos cartórios eleitorais. Além disso, existem dois projetos de doação do material nas escolas, que também pode ser visualizado no site do Tribunal.

Serviço

Horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Eleitor:

- 03 a 06/10: das 8h às 22h.
- 07/10 (dia das eleições): das 7h às 17h.

Por Ellen Ramos
Assessoria de Imprensa do TRESC

AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial
imprensa@tre-sc.gov.br
Fone: (48) 3251.3700 / 3783
Fax: (48) 3224.7116
 
Twitter:
https://twitter.com/trescjusbr
Facebook: https://www.facebook.com/trescjusbr
YouTube: https://www.youtube.com/canaltresc