Melhores policiais militares serão homenageados com o Valorem

09-07-2012 06:48

Com o objetivo de reconhecer e valorizar o desempenho profissional, a Polícia Militar de Santa Catarina instituiu o programa Valorem. Através de um software desenvolvido pela própria Corporação, cada atividade desenvolvida pelo policial de rua (ou seja, da atividade operacional), é inserida em uma base de dados. Ao final de cada semestre, o sistema contabiliza os destaques de cada uma das 11 Regiões de Polícia Militar e, dentre estes, o de maior pontuação em todo o Estado.

O Valorem reúne e aprimora iniciativas similares feitas isoladamente em algumas unidades da PM no Estado, permitindo ainda que a mensuração baseie-se especialmente em critérios objetivos, como, por exemplo, o número de vezes que o policial participou de reuniões no Conselho Comunitário de Segurança ou o número de Boletins de Ocorrência lavrados. O programa é uma das metas conquistadas pelo Plano de Comando, documento com mais de 110 metas que norteiam as ações da Polícia Militar. "É uma ferramenta de gestão de pessoas com efeitos positivos a produção de segurança, cuja motivação repercute na missão de proteger as pessoas, essência do serviço policial militar", disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro.

Além de recompensas previstas na legislação, como dispensa de até quatro dias de folga, os vencedores regionais ganharão como prêmio equipamentos de proteção individual. O destaque estadual ganhará, ainda, uma viagem de estudo a uma Feira de Segurança em Vitória (ES).

A solenidade com a premiação dos primeiros vencedores do programa acontece amanhã, às 16 horas, no Centro de Ensino da PM, na Capital. (AM)