Polícia Militar chega a 84% de chamadas atendidas Com inovação e tecnologia a Central Regional de Florianópolis atende maior número de ligações

08-08-2012 11:51

Com inovação e tecnologia a Central Regional de Florianópolis atende maior número de ligações

 

 

 

             A Polícia Militar de Santa Catarina, preocupada em cada vez mais proporcionar um trabalho de excelência aos catarinenses, e aos seus visitantes, vem investindo de forma significativa nas Centrais Regionais de Emergência-CRE/190.

A formatura das últimas turmas de agentes temporários, ocorreram no mês de maio do corrente ano, sendo que novas  turmas encontra-se em processo de seleção, já visando as necessidades de pessoal para a operação veraneio, 2012/2013.

            Aliado ao investimento em pessoal, o Comando-Geral, investiu também na implantação de um moderno sistema, para as referidas centrais, ou popularmente conhecida como central 190, para atender com eficiência e rapidez todas as ligações recebidas.

            Somado o investimento tecnológico e o pessoal realizado, observou-se uma melhora significativa nos últimos três meses na CRE da grande Florianópolis,  aproximando de forma significativa a um nível de excelência no atendimento prestado.

A CRE da grande Florianópolis atende 13 cidades e tem, em média, dez a 13 atendentes, que são agentes temporários, com formação de 45 dias capacitados para atender as ligações e encaminhá-las aos despachantes para que as viaturas sejam empenhadas.              

            Sobre o progresso obtido, o responsável pela chefia da CRE de Florianópolis, major Márcio João de Souza comprova que houve uma melhora proporcionada pelo atual comandante-geral, coronel Nazareno Marcineiro, que possibilitou a contratação de novos agentes temporários bem como a instalação e viabilização de novas tecnologias para melhorar a qualidade do atendimento à população. “Saímos de um nível de 30% de ligações atendidas para de 84%”, completa de Souza. De janeiro a julho deste ano, o número total de ligações atingiu mais de 387 mil, dentre as quais apenas 57 mil não foram atendidas.

            Na sexta, no sábado e no domingo são recebidas de 2050 a 3 mil ligações por dia. De segunda-feira a quinta-feira são recebidas entre 1,5 as 2 mil ligações por dia. O atendimento não atinge 100% nos finais de semana, pois número de ligações dobra em relação aos demais dias da semana, mas também se observa maior número de trotes e de pedidos de informações.  

             Para aperfeiçoar ainda mais o serviço e melhorar o atendimento, é preciso que as pessoas colaborem e deixem de passar trotes, mesmo porque elas podem ser punidas, de acordo com a lei nº14. 953 de 12 de novembro de 2009, que diz:

 

“Art. 1º O proprietário de terminal telefônico, residencial ou comercial, de onde for originada ligação a qualquer órgão de emergência, tal como o Comando de Operações da Polícia Militar - COPOM, delegacias de polícia, corpo de bombeiros, defesa civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, que seja manifestamente inconveniente ou que tenha motivado indevida e maliciosamente o acionamento de aparato de socorro ou de atendimento urgente ficará sujeito a multa equivalente a R$ 200,00 (duzentos reais) por ligação realizada”.

 

            Além do aumento no percentual de atendimentos, outro dado importante é o fato de que mais de 80% das ligações não demoram mais de cinco segundos para ser atendidas. Em testes realizados com cidadãos nas ruas, solicitamos que os mesmos ligassem ao 190 e em oito de dez ligações os mesmos foram prontamente atendidos. A gerente de marketing, Vanessa de Almeida, moradora do bairro Carianos constatou a mudança na CRE, pois foi prontamente atendida ao ligar recentemente para fazer o relato de uma ocorrência de furto.

            O comandante-geral da PMSC, coronel Nazareno falou que essas mudanças fazem parte do Plano de Comando, criado em sua gestão, que visam buscar parâmetros de qualidade para todos os serviços prestados pela polícia. “No plano de comando existe indicadores para orientar a Central Regional de Emergências e estes são fielmente seguidos pela chefia. O objetivo principal é que ao ligar, as pessoas sejam prontamente atendidas”, conclui o comandante.

 

Mais informações:

Central de Comunicação Social (CCS)

Soldado Analu Koniuchowicz – Jornalista responsável

Rua Visconde de Ouro Preto, 545 – Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3229-6321   email: ccsnoticias@pm.sc.gov.br