SATÉLITE DEVE CAIR NA TERRA NA MANHÃ DE SÁBADO

23-09-2011 20:07

A reentrada do Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (Uars, na sigla em inglês) está prevista, agora, para o início do sábado, de acordo com a Nasa. Os registros da Agência Espacial Americana indicam uma queda mais lenta da que estava sendo esperada. A Nasa chegara a anunciar que o Uars entraria na atmosfera terrestre na manhã da sexta-feira.

O satélite obsoleto pesa seis toneladas. Por causa de sua órbita, a cada dia passa por locais diferentes, dificultando a previsão da área em que atingirá . Até então, a Nasa descartava a possibilidade de alguma parte do Uars atingir os Estados Unidos, mas essas chances aumentaram com a previsão de queda no sábado.

Em sua rota de colisão com a superfície do planeta, o Uars poderá também passar sobre a América do Sul. No entanto, os especialistas continuam a frisar que o mais provável é que o satélite suicida caia nos oceanos, que cobrem cerca de 70% da superfície da Terra.

Pelo menos 26 pedaços devem atingir a superfície do planeta. De acordo com a Nasa, as chances de uma pessoa ser atingida são muito pequenas: uma para 3,2 mil.