TRESC define ações de segurança com PM e apresenta vídeo de orientação‏

21-09-2012 07:40
20.09.2012 Nesta quarta-feira (19), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Luiz Cézar Medeiros, e o corregedor regional eleitoral, desembargador Eládio Torret Rocha, estiveram na sede do Comando-Geral da Polícia Militar para tratar das eleições. Na oportunidade, entregaram ao comandante-geral, coronel Nazareno Marcineiro, o programa para o pleito.

O objetivo da reunião foi estreitar os contatos entre as duas instituições e definir estratégias de atuação conjunta. A PM apresentou aos dirigentes do TRESC como pretende atuar durante as eleições e pôs à disposição toda a sua estrutura de pessoal e de recursos tecnológicos.

"Nas eleições deste ano, a novidade será o uso de tecnologias de vídeo e de mapeamento de ocorrências que permitirão acompanhar com maior eficiência o desenvolvimento do processo de votação", explicou o presidente do TRESC.

A PM costuma auxiliar a Justiça Eleitoral nos pleitos, disponibilizando todo o seu efetivo para garantir a segurança das urnas eletrônicas e da votação. Conforme o presidente, "é de extrema importância a atuação da PM durante todo o processo eleitoral, em especial nas ações de repreensão à compra de votos".

Os dirigentes do Tribunal entregaram ainda um vídeo produzido pela instituição, que esclarece e tira dúvidas sobre propaganda eleitoral, e também um guia rápido, cuja finalidade é orientar os policiais militares que atuarão na preservação da ordem e da segurança pública durante as eleições. O material tira dúvidas sobre a realização de propaganda eleitoral e comícios, além de identificar os principais crimes eleitorais.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC